domingo, 23 de março de 2008

Missão impossível I


A Grande Arte

Nos últimos 2 anos, apenas 3 obras de Rubem Fonseca: Vastas Emoções e Pensamentos Imperfeitos (1988), Ela e outras mulheres (2006) e A Grande Arte (1983)

Se tratando de Rubem Fonseca, sou apenas um neófito, afinal, o escritor tem mais de 26 obras escritas desde 1963.
O que mais me impressiona na literatura de Fonseca é capacidade do autor de te fazer abstrair do mundo real. Em Vastas Emoções, toda a trama envolvendo o último manuscrito de Bábel conduzida por uma trama envolvendo diamantes e carnaval; em Ela, uma série de contos que cura qualquer dor de corno; e pra finalizar, em A Grande Arte, outra trama que te seqüestra da realidade ao menor descuido.

No auge dos meus 25 anos, e com menos de 5 anos de vida jornalística, o desejo de tentar entrevistar uma figura como Rubem Fonseca, se torna quase uma obsessão. Por isso o título do post, Missão Impossível I. O homem é recluso, não dá entrevistas nem mesmo aos seus amigos íntimos, como Jô Soares.

Mas a pequena possibilidade de tomar um café, ou trocar cinco minutos de prosa com tamanha monstruosidade literária, já seria algo memorável.

Antes de estabelecer tamanho desafio como meta de vida, vou me contentar em terminar de ler a obra dele, agora só faltam uns 23 livros. Os próximos da fila são Agosto (1990) e Do meio do mundo prostituto só amores guardei ao meu charuto (1997).






Powered by ScribeFire.

Nenhum comentário: